sexta-feira, 29 de março de 2013

CAIO FERNANDO ABREU é puro amor no palco do Mini-Auditório do Teatro Guaíra...


Um dia, num debate depois da apresentação de “O Evangelho Segundo São Mateus”, acho que no Espírito Santo, a Regina Bastos disse que eu estava de bem com a vida quando escrevi esse texto. Que era meu lado iluminado. E eu fiquei muito orgulhoso. Estávamos viajando pelo Brasil e eu carregava embaixo do braço uma coletânea de “Pequenas Epifanias” do Caio Fernando Abreu. Tinha que escrever um texto para um monólogo interpretado pelo meu amigo e “puta ator” Marcio Meneghell. Não queria adaptar um conto, não queria reafirmar a persona desgraçadamente sofrida e underground do Caio. Sei lá o que queria! Mas aquelas crônicas, lidas e relidas, iam grudando na minha pele e sem perceber eu ia respirando o cara. Tinha dias que falava coisas pelas palavras dele, que argumentava sobre a vida usando o Caio sem sequer pedir permissão. E foi tanto Caio Fernando Abreu dia a dia, que quando sentei pra escrever “O Homem Que Acreditava”, tudo fluiu de uma maneira que até me assustou! Juro, é um texto de puro amor! Não é só uma homenagem a esse escritor mítico e que exaltou a paixão e a entrega ao outro; mas um ato de amor incontrolável! E é aí que eu volto ao que a Regina disse no debate em Vitória. Caio me deixou de bem com a vida e com as palavras. E por isso eu amo tanto este espetáculo que ensaiei com o Marcio e que ele foi inventando, como ator, cuidadosamente, numa elaboração de personagem que mais pareceu espiritismo! E é tão gratificante servir de ponte entre um artista tão intenso como Caio Fernando Abreu e uma plateia que pede atos de amor no palco. O Marcio é tão danado que tem a medida certa deste amor. E aqui e ali acrescenta o medo, a fúria, a indignação, a dor e a paixão. E então que nasce uma das minhas peças mais emocionantes, porque ao dirigi-la deixei que o Caio falasse por si só e que o Marcio fizesse o mesmo. Hoje “O Homem Que Acreditava”estreia no Festival de Curitiba, às 21 horas no Mini Auditório. Que orgulho tenho de tudo isso! Tenho a mais profunda certeza de que o público que lá estiver, vai viver uma noite de paixão e emoção e vai sair do teatro correndo pra ler tudo que puder desse extraordinário ser humano que foi Caio Fernando Abreu! Vamos ao teatro mais e mais e mais e mais...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário